Bola de meia

MAGELA: Quem era ligado a futebol na minha casa era o meu tio Dionísio, que era sargento do exército, irmão da minha mãe; que morava com a minha mãe e que jogava futebol também. E o meu tio Geraldo. O meu tio Geraldo foi dono da Drogaria Bonfim, aqui no Manoel Honório, na Governador Valadares. Ele era muito ligado ao futebol, fazia parte do conselho deliberativo do Tupi. Ele queria me fazer torcedor do Tupi e vivia conversando comentando futebol. E eu garoto, 5 anos, jogava o meu futebol de meia no passeio.
FLÁVIO: Com o Bembem?
MAGELA: Com toda aquela garotada da avenida Surerus. Bembem, esse Merquinho, com Jorge Cobra loira, com o Inácio, com o Beruta… A turma que jogava gol a gol com uma bola de meia. Eu acho que hoje abandonaram a bola de meia, você aprendia a chutar com os dois pés; com o pé direito e com o pé esquerdo. Eu brincava ali, muito criança ainda, e meu tio vivia falando que ia me levar um dia no campo.
FLÁVIO: E seu tio torcia pra qual time?
MAGELA: Tupi! O meu tio Geraldo.
FLÁVIO: E o tio Dionísio?
MAGELA: Tio Dionísio torcia pro São Cristóvão. Ele era só São Cristóvão. O São Cristóvão tinha sido campeão carioca de 1926. E torcia pro Tupi também um pouco, mas ele era muito São Cristóvão. O Tio Dionísio. Tenho muita saudades dos dois. Aliás, de todos os meus tios. E o tio Geraldo é que ia muito nos jogos do Tupi, e ele vivia falando comigo que ia me levar e eu ficava sempre pedindo a ele para ele me levar. O Tupi estava construindo o estádio Sales Oliveira, O presidente do Tupi era o Seu Francisco Sales Oliveira. E aquele estádio foi aterrado com carrocinha puxada a burro. Seu Geraldo de Oliveira e Silva, pai da Pátria Zambrano, anotava quantas carrocinhas de terra foram jogadas ali e ali foi aterrado. O Tupi era dono daquela área toda, inclusive daquelas casas que tem na frente. Tudo era terreno do Tupi. Mas como o Tupi precisava construir um estádio ele teve que vender aquela frente, então ele não é o dono do quarteirão inteiro porque ele foi obrigado a vender, como o Sport também foi obrigado a vender parte do terreno dele, aqui na Rio Branco, para poder construir ginásio e piscina… Mas foi a minha primeira ida a um campo futebol. Tupi e Vasco da Gama! Eu fui todo empolgado, né, garotinho, fui para o campo com meu tio. Ele estava muito aborrecido, criticando porque a inauguração do estádio Salles de Oliveira não teria sido no dia 26 de maio de 1932, que era a data de aniversário do Tupi. O Tupi é de 1912, e 32 ele inauguraria dia 26 de maio, mas não ficou pronto. E os torcedores que criticaram muito. Naquela época, o torcedor participava muito da vida dos clubes. E o tio Geraldo me levou, e o Tupi jogaria com o Vasco da Gama. O Vasco era presidido pelo Ciro Aranha, um famoso esportista brasileiro, foi presidente do Conselho Nacional de Desportos. E o Vasco veio a Juiz de Fora, e naquela época pelo que ouvia falar ainda muito que sucintamente, não com tanta veemência como depois, eu fui envolvido no futebol, eu ouvia que falar no time do Vasco em [Viradona] e de outros grandes jogadores: Jaguaré, Brilhante, Itália, Tinoco, Fausto, Mola… E aí eu fui. Foi a primeira vez que eu fui num campo de futebol profissional. Antes eu já tinha ido no campo do Bonsucesso, quem que é Bonsucesso? Um time do Ladeira que tinha um campo na Rua Henrique Vaz, onde hoje é uma fábrica de meias. Mas ali era jogo de várzea, mas profissional meu primeiro foi nesse dia: 19 de junho de 1932. Quer dizer, vai fazer 80 anos, né? Depois eu fui em outras partidas, depois eu fui com meu tio Dionísio ver o jogo do Tupi em Belo Horizonte, contra o Atlético Mineiro.
FLÁVIO: Foi até Belo Horizonte?
MAGELA: Fui com ele… Foi de trem. Fui central, fui de trem. E o Tupi jogou lá com o Atlético Mineiro e ganhou de 4 a 3, empolgação!
FLÁVIO: Então você foi de trem pra ver o jogo do Tupi com?
MAGELA: Tupi e Atlético.
FLÁVIO: E você tem lembranças desse jogo?
MAGELA: Tenho, mas não tenho lembrança dos times que jogaram, não fixei muito não. Mas tenho lembranças do Atlético: Cafunga, Murilo Ramos, Cafifa, Zé Dumont, Carango, Lucas, Lauro, Carlaile, Lero e Níveo. Esse era o time do Atlético. O Tupi era: Florentino, Pescoço e Gouveia. Velozes, Silva e Zé do Correio. Cotoco, Didico, Cigano, Diógenes e Aguinaldo… mais ou menos.
FLÁVIO: Você lembra do placar?
MAGELA: 4 a 3 pro Tupi.