COMENTARISTA DE CARNAVAL

MAGELA: No rádio, eu transmiti tudo. Rádio e televisão. Rádio e televisão eu transmiti tudo de carnaval. Desde as reuniões da Liga das Escola de Samba, para tratar do carnaval, até os desfiles. Eu juntamente com a Christina Mendes, neta do Dr Sérgio Mendes, criador da TV Industrial, filha do Geraldo Mendes. Um dia assumimos a transmissão da TV Industrial do carnaval de 78. Às três da tarde fomos até as três da manhã. Então, fazia cobertura completa. Transmissão ao vivo, eu fiz. Eu… Desculpe tratar na primeira pessoa, mas não tem como falar. Fiz com Zé Carlos, fiz com Heitor Augusto, fiz com Luís Araújo, fiz com Geraldo Martins, fiz com Raimundo de Oliveira, o maior produtor de rádio que eu conheci na minha vida. Raimundo de Oliveira. Fiz com Raimundo de Oliveira. Porque: nós cobríamos todos os clubes. Olha, os clubes todos tinha baile de carnaval. Um falava do Bom Pastor, outro falava do Tupi, o outro falava do Tupynambás, o outro falava do Sport, outro falava da ASE, o outro falava dos bancários, o outro falava da Mineira, outro falava do… Dos comerciários, na Rua São João. Era uma… Tudo fervilhando.
FLÁVIO: Na maioria das vezes você ficava aonde? Comentando na avenida?
MAGELA: Quando… Normalmente, eu era o âncora. Quando eu não era o âncora, eu ficava na avenida para fazer a passagem, ou então comentar os fatos que eram narrados pelos colegas nos clubes. Falava doze… Dez, doze horas direto, transmitindo o carnaval. Gostava de fazer. Era fantástico. Isso também transmitindo, narrando e comentando o desfile das escolas de samba.
FLÁVIO: Magela, foram muitos anos aí, que eu acho que você fez esse trabalho… Essa narração, esse comentário… Por que depois você foi pra TV, não é? E continuou fazendo.
MAGELA: Fiz com a TV também.
FLÁVIO: É.
MAGELA: Fizemos com a TV Industrial. Com a TV Industrial narrando a primeira transmissão ao vivo. Houve um esforço muito grande do Geraldo Mendes, do Gudesteu Mendes, do Dr. Sérgio Mendes. Eu não canso de falar dessa gente, porque eles são importantes pra Juiz de Fora. Uma pena que a cidade num está dando valor. Eu não sei se tem uma rua com o nome do Dr. Sérgio Mendes. Num sei se tem uma rua com o nome de Gudesteu Mendes. Isso é injusto. Porque eles sempre tiveram Juiz de Fora como o grande amor da vida deles. Então, nós fomo fazer a primeira transmissão. Foi uma luta. E nessa transmissão, o José Carlos de Lery Guimarães foi o âncora. Eu…
FLÁVIO: 78, né?
MAGELA: Hein?
FLÁVIO: 78, né?
MAGELA: Não, antes.
FLÁVIO: Antes? Ah, tá…
MAGELA: Antes.
FLÁVIO: Não, mas peraí, a gente tá falando da Industrial agora.
MAGELA: Da TV.
FLÁVIO: Da TV deles.
MAGELA: Foi antes.
FLÁVIO: Ela é de que ano? Que a TV começou em sessenta e…
MAGELA: 78 foi a última transmissão que eu fiz.
FLÁVIO: Ah…
MAGELA: De TV. Já tinha vendido pa Globo.
FLÁVIO: Então, essa transmissão que você fala do… Essa com o Lery foi onde… você comentou…
MAGELA: Antes, foi 1965, 60 e… Não, 70 e poucos. 71-72.
FLÁVIO: Deve ter sido muito difícil. Mas a gente sabe que a Industrial não tinha muita estrutura, né Magela? Deve ter sido fácil não, tecnicamente pra fazer…
MAGELA: Uma luta. Você tinha que depender muito da Embratel, que é a que te fornecia as condições pra você transmitir, aí receber a imagem, jogar no Cristo, pro Cristo jogar pras cidades. E nessa transmissão, foi uma transmissão que nós… Quando terminou, por volta de 4 horas da manhã, todo mundo ficou bêbado. Sabe por que? Comemorando a vitória da transmissão. Alegria de ter encerrado aquilo que parecia impossível, e que acabou sendo possível. Foi a primeira transmissão. Então, eu acabei participando da primeira transmissão de carnaval de uma TV. Transmitíamos, fazíamos tape com gravadores desse tamanho… Um desse tamanhozinho, né?
FLÁVIO: É, aquele, como é que chamava aquele gravador… É Ampex?
MAGELA: UHF.
FLÁVIO: Que gravava o grande? Era o…
MAGELA: É, aqueles grandões. Transmitia… Não, gravava pra depois…
FLÁVIO: Passar.
MAGELA: Passar na TV. Muitos foram feitos isso.
FLÁVIO: Ah, então não era ao vivo essa transmissão?
MAGELA: Não, era ao vivo.
FLÁVIO: Ah.
MAGELA: Mas eu digo nos ensaios. Os ensaios. Você ia lá nos ensaios, gravava pra passar nas chamadas para as transmissões.